Bloqueadores de Gordura

10 Produto(s)

Direção Descendente

produtos da categoria

10 Produto(s)

Direção Descendente

Bloqueadores de Gordura

A quitosana é a substância mais usada e conhecida como bloqueadora de gordura.

É um polissacarídeo tradicionalmente usado para tratamento de queimaduras e cicatrização de feridas no Oriente.

Pode ser encontrada naturalmente na parede dos fungos, especialmente nas espécies do gênero Mucor, sendo a maior fonte disponível de quitosana, a desacetilação da quitina (um abundante aminopolissacarídeo, usualmente preparada a partir das cascas de siri e camarões).

Os Estados Unidos e o Japão são os maiores produtores de quitina e quitosana, e têm aumentado a produção desses polímeros naturais nos últimos anos em razão do aumento do seu uso em diferentes aplicações, principalmente na indústria de alimentos.

Além disso, a quitosana tem sido pesquisada no combate à obesidade e com relação à sua atividade hipocolesterolêmica.

A atividade hipocolesterolêmica, através da administração oral da quitosana, vem sendo confirmada por vários investigadores. Em animais alimentados com alto teor de gordura, a inclusão da quitosana na dieta promove redução da concentração de colesterol plasmático total e a inibição da absorção de colesterol e triglicérides.

Determinado estudo obteve dados dos efeitos da dieta com quitosana em homens adultos. A fibra foi administrada na forma de biscoito por um período de estudo de quatro semanas. Quando a quitosana foi adicionada na dieta (3 a 6 g/dia), o nível de colesterol total diminuiu significativamente, enquanto o de HDL (“colesterol bom”) aumentou quando comparado com os níveis encontrados antes da ingestão.

A quitosana tem ação inibitória na atividade da enzima lipase pancreática, responsável pela degradação da gordura para absorção. Inibindo a quebra de gordura, a quitosana pode diminuir a absorção intestinal de gordura evitando hiperlipidemia, obesidade e esteatose (acúmulo de gordura no fígado).

Um estudo com os efeitos de várias fibras dietéticas relatou que a quitosana aumenta a massa fecal, e a excreção de gordura, sem indução de diarreia. Sua capacidade em sequestrar ácidos biliares, é que determina uma grande habilidade em aumentar a excreção de gordura através das fezes.

Em relação à esteatose hepática, um estudo relatou que hamsters alimentados com dietas que forneciam quitosana tiveram o peso do fígado diminuído após cinco semanas de experimento. Outra pesquisa descreveu que a quitosana impediu que o fígado ficasse gorduroso após alimentar camundongos com dietas apresentando alto teor de lipídios. De maneira semelhante, outros autores demonstraram que a quitosana diminuiu o peso do fígado, o que foi evidenciado pelo conteúdo hepático de lipídios e colesterol inferior nos ratos alimentados com quitosana, em relação aos alimentados com celulose.

Em relação a dose de quitosana usada em testes com animais, a prescrita para humanos é muito baixa. É reconhecida como substância segura, atóxica e desprovida da capacidade de ação de enzimas humanas envolvidas na síntese de colesterol, o que a torna diferente. Assim, não promove efeitos adversos, nem ação estimulante, e não há risco de overdose.

Bloqueadores de Gordura
Menor Preço: R$42.00

Newsletter

Contato

São Paulo(11) 4063-5511

Rio de janeiro (21) 4063-7575

Belo horizonte (31) 4063-9533

brasilia (61) 4063-8266

salvador(71) 4062-9296

curitiba (41) 4063-5511