Dextrose

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Os carboidratos constituem uma importante fonte de energia para o metabolismo dos seres humanos, são disponibilizados para o organismo através da dieta, armazenados em forma de glicogênio muscular e hepático, e sua falta leva a fadiga.

Esses têm papel crucial no suprimento de energia para atividade física. No exercício intenso a maior parte da demanda energética é suprida pela degradação dos carboidratos. Nos exercícios de intensidade máxima utiliza-se o ATP como energia, o qual é gerado também a partir do carboidrato.

A dextrose é a glicose propriamente dita. Um monossacarídeo, e uma das principais fontes de energia no metabolismo. Por ser um carboidrato simples e de rápida absorção, promovendo aumento da insulina no sangue.

Já a maltodextrina é um carboidrato resultante da hidrólise (quebra) do amido do milho ou da fécula. Em sua composição, estão polímeros de glicose e também cadeias de 3 a 19 moléculas de glicose sendo, portanto, um carboidrato complexo.

Apesar de complexo, essas moléculas poliméricas possuem ligações fracas, permitindo serem metabolizadas de forma rápida, e contribuindo também, em indivíduos saudáveis, para um aumento exponencial de insulina (pico de insulina) na corrente sanguínea.

         A suplementação de carboidrato durante os exercícios prolongados traz diversos benefícios para a performance do atleta. Observa-se que no pico de oxidação dos diferentes tipos de CHO, a maltodextrina possui altos índices de oxidação, enquanto a frutose e a galactose apresentam índices menores, devido provavelmente aos menores índices de absorção e a necessidade destes serem convertidos em glicose no fígado antes de serem metabolizados. Os efeitos positivos da ingestão de carboidrato durante o exercício referem-se ao aumento da resposta imunológica e da massa magra.

Num estudo comparativo entre ribose e dextrose em remadores verificou-se que o grupo que utilizou ribose teve uma melhora média de somente 5,2 segundos, enquanto o grupo suplementado com dextrose teve uma melhora média significativa de 15,2 segundos.

A ingestão de bebidas com carboidratos, antes, durante, e após o exercício podem promover uma recuperação mais rápida, o que pode melhorar exercício e sessões de treino subsequentes.

Estudos comprovam que bebidas contendo concentrações razoáveis de carboidrato oferecem vantagens adicionais durante exercício prolongado. Auxiliam na reidratação do atleta, na reposição dos estoques de glicogênio corporal, na prevenção da queda da glicemia após duas horas de exercício e retardam a fadiga.

No intestino delgado o carboidrato estimula a absorção de líquidos e eletrólitos aumentando rapidamente o volume plasmático. Para ajudar a manter uma alta taxa de oxidação de carboidrato, melhorando a performance e o tempo de exaustão, o carboidrato deve ser captado pelas fibras musculares ativas. Assim, quanto mais rápida a bebida com carboidratos for absorvida no intestino, melhor os efeitos para o atleta.

Comprova-se, portanto, que a ingestão de maltodextrina, antes, durante e após o exercício traz grandes benefícios, sendo válida a suplementação com a mesma.

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