Muita fome? Conheça 10 alimentos inibidores naturais do apetite

Estar em forma não é apenas uma questão estética, mas também – e principalmente – de saúde. O sobrepeso e a obesidade podem abrir portas para uma série de doenças, entre elas a hipertensão, o colesterol alto e a diabetes. Por isso, manter uma alimentação balanceada é essencial para controlar o peso ou então diminuir os quilos em excesso.

No entanto, quem trava uma batalha com a balança há um bom tempo sabe que ganhar essa disputa não é uma tarefa tão simples. E o principal motivo está no controle da fome, que acaba sendo difícil em tempos onde discernir a fome fisiológica da fome emocional se tornou tão complicado.

Muitas pessoas acabam recorrendo a remédios inibidores de apetite para conseguir emagrecer. No entanto, esses medicamentos devem ser usados em último caso – e com a devida recomendação médica -, depois do individuo seguir uma rotina de reeducação alimentar e exercícios físicos e mesmo assim não conquistar bons resultados.

Mas a boa notícia é que existe uma alternativa natural aos remédios: os alimentos inibidores de apetite. Esses alimentos recebem esse nome por aumentarem a sensação de saciedade, diminuir a vontade de comer e, consequentemente, ajudar a potencializar o emagrecimento.

Pensando em te ajudar, separamos para você quais são esses alimentos aliados da dieta. Confira a lista a seguir:

1. Sementes como a chia e a linhaça

Essas duas sementes são conhecidas por serem ricas em fibras que, ao serem consumidas, incham no estômago e dão uma sensação maior de saciedade.

Além disso, as fibras presentes na casca das sementes ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue – o que consequentemente ajuda a controlar a fome.

2. Pimentas

Pimenta dedo-de-moça e pimenta caiena, por exemplo, são dois alimentos termogênicos que aceleram o metabolismo e ajudam na perda de gordura. Além do fator termogênico, a picância também evita que a pessoa coma mais do que o necessário.

Outro benefício das pimentas para o emagrecimento é a presença da capsaicina, uma substância que ajuda a suprimir o apetite.

3. Maçã

A maçã é rica em fibras e pectina, que auxiliam a prolongar a saciedade. Além disso, comer uma unidade da fruta ajuda a controlar a glicemia e a aumentar os níveis de energia do corpo. Ela é uma ótima opção para lanches entre as refeições, por evitar que você ultrapasse o limite de calorias na refeição, já que não estará com tanta fome.

4. Ovos

Nos últimos anos, várias pesquisas mostraram que as pessoas que comem um ou dois ovos no café da manhã ao invés de um pão comem muito menos ao longo do dia nas demais refeições, chegando a contabilizar até 330 calorias a menos.

5. Chocolate amargo

Se a sua maior dificuldade em manter a linha na dieta é manter controlada a vontade de comer doces, o chocolate amargo pode ser a solução. Além de diminuir o desejo por açúcar, esse docinho contém antioxidantes benéficos para o corpo e tem o poder de retardar a digestão – o que faz com que a saciedade dure por mais tempo.

6. Canela

Sempre que for tomar uma xícara de café, tomar um copo de leite ou comer uma fruta, experimente salpicar um pouco de canela por cima do alimento/bebida. Essa especiaria tem a capacidade de diminuir os níveis de açúcar no sangue, reduzindo as crises de fome.

Se não bastasse esse efeito benéfico da canela, também entra para a conta o seu potencial termogênico, que eleva o gasto de calorias durante o processo da sua digestão.

7. Café

A cafeína presente na bebida ajuda a acelerar o metabolismo e mascarar a fome. Tome entre uma a três xícaras por dia de café para inibir seu apetite, mas dispense o açúcar, leite e o chantilly.

8. Chá-verde

Apesar do café ser uma bebida famosa, nem todo mundo gosta dele. Se esse for o seu caso, você pode substituí-lo por uma xícara de chá-verde para ter os mesmos benefícios. Por ser rico em catequinas e antioxidantes, essa bebida estimulante diminui a fome e a vontade de comer.

9. Suco de vegetais

Não precisa ser um suco verde que só de olhar você torce o nariz. Suco de laranja com cenoura e beterraba, suco de abacaxi com hortelã e couve ou outro desse tipo tem o seu valor na inibição da fome.

Procure escolher entre uma ou duas frutas adstringentes (ex.: maçã e pera) ou uma fruta-doce (ex.: manga ou melão) ou uma fruta cítrica (ex.: laranja, acerola, limão). Combine-as com vegetais como cenoura, folhas verdes e ervas frescas.

10. Whey Protein

Quem imaginava que o suplemento proteico era benéfico apenas para quem deseja ganhar massa muscular estava enganado. O whey, por ser uma fonte rica em proteínas, tem a capacidade de inibir o apetite, prolongando a sensação de saciedade.

Experimente incluir esses alimentos com mais frequência no seu dia a dia para reduzir a sua fome naturalmente e evitar comer mais do que precisa nas refeições. Gostou desse post? Então compartilhe nas suas redes sociais!

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.