BCAA

Quando pensamos em suplementos alimentares, o primeiro produto que vem em mente é o Whey Protein. Logo atrás dele, um outro suplemento proteico também ganha destaque por potencializar os ganhos de massa muscular (hipertrofia): o BCAA. Conheça mais sobre essa categoria de suplementos!

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BCAA

Usado por praticantes de musculação e de outras atividades físicas, pessoas fisicamente ativas e por atletas de alta performance, o BCAA, apesar da fama, ainda é alvo de inúmeras dúvidas quanto aos seus objetivos, benefícios e efeitos no organismo.

A primeira etapa para entender mais sobre ele, é descobrindo as funções dos aminoácidos e proteínas no corpo. Quando consumimos proteína (como as presentes nos ovos e frango), o corpo precisa fragmentá-las em partículas menores para que possam ser absorvidas pelas células.

Esse processo, feito através da ação de certas enzimas, quebra as moléculas grandes de proteína em partículas menores, os aminoácidos. Dentro do corpo, esses aminoácidos desempenham diversas funções, e uma delas é a sintetização de novas unidades proteicas (o organismo liga os aminoácidos para formar proteínas).

Com as proteínas formadas, elas se juntam para formar as fibras musculares e atuar na recuperação muscular, possibilitando a construção de músculos maiores e mais fortes.

Os aminoácidos podem ser obtidos por meio da alimentação – e de suplementos alimentares – ou são produzidos pelo próprio corpo. Aqueles que o corpo possui autonomia para produzir são chamados de aminoácidos não-essenciais. Os que necessitam ser ingeridos por uma fonte externa, são nomeados de aminoácidos essenciais. Ao todo, existem 9 aminoácidos essenciais, com três deles (os principais) supridos por uma dose de BCAA.

O que é BCAA?

BCAA é, na verdade, uma abreviação de Branched Chain Amino Acids, nome em inglês dado à aminoácidos de cadeia ramificada. Os BCAAs agrupam três aminoácidos essenciais:

  • Leucina
  • Valina
  • Isoleucina

A sua agrupação é devido a serem os únicos três que possuem uma cadeia que se ramifica para um dos lados. Sua estrutura molecular é esta:

Imagem retirada de bodybuilding.com

Bastante presentes nos músculos, eles correspondem a cerca de 1/3 da quantidade total de aminoácidos presentes nos músculos, e são fundamentais para o desenvolvimento muscular.

Apesar de estarem presentes em diversas fontes alimentares, especialmente em ovos, carnes, leite e derivados, leguminosas e entre outros, evidências científicas apontam que a suplementação de BCAA fornece ainda mais benefícios para quem pratica treinos intensos.

O suplemento de BCAA pode ser comercializado em forma de cápsulas, pó ou líquido. Sua composição leva os aminoácidos essenciais de cadeia ramificada (leucina, valina e isoleucina), vitamina B6, corantes e aromatizantes.

Na hora da escolha, pesquisas mostram que a melhor proporção entre os aminoácidos é de 2:1:1, que significa que para cada porção de valina e isoleucina, são necessárias duas porções de leucina. O motivo é a leucina ser o único aminoácido que pode ser utilizado como fonte de energia pelos músculos, além de ser o mais abundante entre os BCAAs, sendo mais eficaz na manutenção da massa muscular.

Para que serve o BCAA?

Agora que você já sabe o que é o BCAA, para que serve pode ser a sua próxima dúvida.

Além de serem usados como blocos de construção de proteínas e dos músculos, os BCAAs também podem desempenhar algumas outras funções no organismo.

Uma delas é o transporte de nitrogênio, uma substância necessária para sintetizar novos aminoácidos para produzir novas fibras musculares.

Ele também está envolvido na regulação dos níveis de açúcar no sangue, por estimular a produção de insulina, um hormônio que encaminha a entrada de glicose dentro das células.

Outro papel dos aminoácidos de cadeia ramificada é na redução da fadiga durante os exercícios físicos. Diferente dos outros aminoácidos, os BCAAs são degradados no músculo, ao invés do fígado. Isso faz com que eles tenham um papel importante na produção de energia ao longo dos treinos, aumentando a resistência e o rendimento do atleta.

Tudo isso coopera para reduzir os danos musculares, ajudar na manutenção da massa magra, melhorar o desempenho, acelerar a recuperação muscular e estimular a síntese de proteínas, criando um ambiente perfeito para o anabolismo e hipertrofia.

BCAA: benefícios e malefícios

O BCAA é um dos suplementos mais utilizados por esportistas do mundo todo. Os seus benefícios são muitos, entretanto, alguns cuidados também devem ser tomados para evitar um efeito negativo do suplemento no corpo. A seguir, confira quais são os benefícios e malefícios do BCAA.

Benefícios do BCAA

Mesmo os atletas que suplementam com a proteína do soro do leite (Whey Protein), a suplementação com o BCAA também é indicada, por conta das inúmeras vantagens que a sua ingestão proporciona. Além de repor com mais eficiência os estoques de leucina, valina e isoleucina, três aminoácidos essenciais importantes para o bom funcionamento do corpo, ele também oferece mais benefícios. Veja abaixo quais são eles:

  1. Contribui com a hipertrofia muscular

O BCAA é capaz de estimular o desenvolvimento das fibras musculares, pois ativam enzimas que aumentam a taxa de síntese proteica, como afirma este estudo aqui. Com novas unidades de proteínas disponíveis para o músculo, ele poderá ser restaurado (quando se encontrar com microlesões causadas pelos treinos), e aos poucos dará lugar a um músculo mais volumoso, ou seja, haverá ganho de massa magra.

  1. Evita a fadiga

Algumas pesquisam indicam que o consumo dos aminoácidos de cadeia ramificada compete com o triptofano (um tipo de aminoácido que ajuda a sintetizar hormônios), diminuindo a concentração de serotonina, um neurotransmissor que promove a sensação de relaxamento e de cansaço. Isso acaba retardando a fadiga, além de deixar o atleta em estado de alerta e energizado por mais tempo.

  1. Possui absorção facilitada

Ao contrário de outros suplementos, que precisam passar pelo fígado antes de seguirem para o tecido muscular, o BCAA – assim que é absorvido pelo intestino – é transportado diretamente aos músculos, onde servirá como fonte de energia durante o treino e, assim que o atleta terminar sua sessão de exercícios, estará pronto para iniciar a síntese proteica e o processo de recuperação muscular.

  1. Favorece o anabolismo e combate o catabolismo

O BCAA é um suplemento alimentar altamente anabólico, uma vez que aumenta a síntese de proteínas, ajuda a liberar hormônios que maximizam o ganho de massa, como a insulina e atua na recuperação muscular no pós-treino.

Outro ponto positivo para o complexo é o combate ao catabolismo, que significa a perda de massa muscular. Durante os exercícios físicos, o corpo usa o glicogênio como principal fonte de energia. Quando os estoques dessa substância se esgotam, o organismo passa a quebrar as proteínas presentes nos músculos para enviar aminoácidos ao fígado, para que o órgão possa convertê-los em energia para abastecer as células.

Esse processo, além de causar a degradação do tecido muscular, também compromete a síntese proteica e afeta os resultados no ganho de massa. A boa notícia é que a suplementação com o BCAA previne que isso ocorra.

  1. Acelera a recuperação

A síntese de novas unidades proteicas acelera a recuperação muscular no pós-treino, enquanto o organismo ainda não absorveu as proteínas provindas através de outros suplementos.

  1. Previne a DOMS (Delayed Onset Muuscle Soreness)

No português “Dor Muscular Tardia”, a DOMS é o que o próprio nome sugere: uma dor que é sentida um bom tempo após o fim do treino, normalmente no dia seguinte. O consumo do BCAA reduz a possibilidade dessas dores aparecerem, pois aumenta a recuperação após os exercícios. O resultado é um atleta mais disposto e com maior rendimento para treinar.

  1. Reforça o sistema imunológico

Diversos estudos apontam que a prática regular de exercícios físicos de extremo esforço físico pode causar uma imunossupressão temporária, causada pela baixa concentração de aminoácidos essenciais. A ingestão do BCAA e de outros aminoácidos vindos de outras fontes alimentares melhora a imunidade e previne que esse quadro apareça.

  1. Mantém a massa magra durante a perda de peso

As dietas que visam o emagrecimento podem levar não só gordura corporal, como também a massa magra. O BCAA ajuda a proteger os músculos enquanto o indivíduo emagrece, melhorando a composição corporal.

Malefícios do BCAA

Mesmo que não exista nenhum estudo concreto que comprove algum efeito negativo do suplemento, o consumo inadequado do BCAA pode levar a certos problemas. Por isso, todo cuidado é pouco e a consulta com um especialista – nutricionista ou endocrinologista – é imprescindível para determinar as dosagens e frequência de consumo.

  1. Alteração na glicose sanguínea

Lembra que lá nos benefícios existia a vantagem do BCAA controlar os níveis de açúcar no sangue? Só que isso também pode causar um efeito-rebote, pois o suplemento pode causar quedas bruscas nesses níveis, levando a um quadro de hipoglicemia.

  1. Sobrecarga nos rins

Dosagens acima do indicado ou o consumo do suplemento por pessoas que já apresentam problemas renais, pode ocasionar uma possível sobrecarga nos rins. Essa sobrecarga ocorre, pois os rins são os responsáveis por eliminar tudo aquilo que o corpo não aproveita dos aminoácidos. Quando o quadro não é tratado, o problema pode ficar mais grave, levando até mesmo ao aparecimento de cálculos renais. Por isso é necessário a avaliação médica, para que o profissional possa indicar as melhores dosagens de acordo com seu perfil físico, plano alimentar e rotina de atividade física.

BCAA: efeitos colaterais

Desde que o consumo do BCAA seja feito corretamente, de acordo com a orientação médica, o suplemento não oferece riscos à saúde do atleta. No entanto, como resultado de um excesso, alguns efeitos colaterais desagradáveis podem ocorrer, que são:

  • Dores de cabeça constantes;
  • Náuseas;
  • Desidratação;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Agravamento da depressão em indivíduos que já possuem a doença.

Com essas informações em mente e sabendo que o BCAA potencializa os resultados dos treinos, encontre o seu suplemento ideal na loja online da Madrugão Suplementos.

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Menor Preço: R$21.00
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