Whey Protein Concentrado

Com alto valor biológico, o whey protein concentrado é o suplemento mais consumido por atletas de vários lugares. Encontre na Madrugão Suplementos o WPC ideal para ganho de massa muscular com a garantia de qualidade e preço imbatível.

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Whey Protein Concentrado

Nutrição e boa forma andam lado a lado. Por essa razão, quando pensamos em melhorar a estética do corpo, seja através do emagrecimento ou do ganho de massa magra, não adianta passar horas na academia se o foco não for melhorar a alimentação. A ingestão equilibrada dos macronutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas) e dos micronutrientes (vitaminas e minerais) é essencial para o bom funcionamento do organismo e do desenvolvimento muscular.

Quando a dieta é inadequada ou a necessidade de nutrientes é muito alta – como acontece com os esportistas -, o uso de suplementos alimentares passa a ser recomendado para evitar o déficit nutricional. Entre os suplementos mais populares, o whey protein concentrado continua sendo a substância mais consumida por atletas.

E, embora muito conhecido, o WPC continua rodeado de dúvidas, como sua importância, finalidade, benefícios e como tomar. Para te ajudar, abaixo você poderá conferir uma matéria que esclarecerá todas as suas dúvidas sobre esse suplemento. Aproveite todas as informações e não mosque mais na academia quando o assunto for WHEY PROTEIN!

A importância da proteína para a construção muscular

Quando a intenção é conseguir melhores resultados no treino, não existe fórmula mágica ou dietas da moda que farão crescer músculos da noite para o dia. Na verdade, não há nenhum segredo para conquistar a hipertrofia muscular: basta combinar a alimentação aos exercícios físicos – principalmente de força (musculação).

Dentro do plano alimentar de um atleta, cujo objetivo é o desenvolvimento dos músculos, as proteínas são de suma importância. Elas exercem diferentes funções no organismo, desde a produção de anticorpos, enzimas e neurotransmissores, até na formação de novos tecidos. Uma das moléculas mais abundantes do corpo, ficando atrás apenas das moléculas de água, as proteínas também não poderiam ficar de fora do tecido muscular. Sua principal função na musculatura é de reparar e construir a massa muscular.

Contudo, em uma dieta que visa o ganho de massa, apenas a proteína ingerida via alimentação não é o suficiente, necessitando de uma fonte alternativa de proteínas de alto valor biológico e rápida absorção. E se você pensou no whey protein, acertou! Esse suplemento é uma maneira prática e segura de repor os estoques de proteína no organismo.

O que é whey protein concentrado? – Características

O whey protein concentrado, ou proteína do soro, é derivado do leite de vaca e extraído durante a fabricação do queijo. Para entender o que é o WPC, devemos saber que o leite é composto por dois tipos principais de proteínas:

  • Caseína – presente em cerca de 80%
  • Soro de leite – presente em cerca de 20%

A proteína do soro de leite é uma proteína considerada completa, pois contém todos os 9 aminoácidos essenciais para o organismo, além de possuir baixo teor de lactose.

Ela é extraída após a separação dos sólidos (caseína) dos líquidos (soro do leite). Esse liquido que sobra é submetido a um processo industrial conhecido como ultrafiltragem, que filtrará o soro, restando apenas as moléculas maiores de proteína, que resultarão em um suplemento com alta concentração de proteínas de boa qualidade e absorção mais rápida.

O índice de concentração proteica do WPC varia entre 29% a 89% e o restante é dividido entre carboidratos, gorduras e lactose. Apesar de conter uma fórmula com menor grau de pureza (comparado às outras versões) o whey protein concentrado é um suplemento de grande valor nutricional, rico em aminoácidos essenciais e é o único que mantém a maioria das suas ligações peptídicas do soro.

Para que serve o whey protein concentrado? – Objetivo

Quando colocamos o corpo para trabalhar através da prática esportiva, muitas reações acontecem nos músculos.

Os exercícios de alta intensidade ou força, como a musculação, levam os músculos a um estado de “stress”, ocasionando micro lesões no tecido muscular. Como o músculo é constituído basicamente de proteínas, é necessário que o corpo consiga ainda mais proteínas do que a quantidade que está sendo lesionada, para que ele possa reparar esses danos ao músculo e evoluir.

Isso também evita que o corpo recorra às próprias proteínas do músculo para obter energia – processo chamado de catabolismo -.

Para conseguir essas novas proteínas, a suplementação com o whey protein concentrado é a mais recomendada. Após a absorção pelo organismo, o WPC ficará disponível na corrente sanguínea para que ele possa seguir para o tecido muscular, onde entrará nas células e fornecerá grandes quantidades de aminoácidos essenciais e estimulará a síntese de novas proteínas. Os efeitos poderão ser notados na melhora do desempenho físico, na redução da gordura corporal e na recuperação muscular, esse último favorecendo a hipertrofia.

O que faz o whey protein concentrado?

De forma resumida, o WPC é indicado para atletas das mais diferentes modalidades (musculação, natação, corrida) que visam o desenvolvimento muscular. Por garantir um bom aporte proteico, o whey protein concentrado evita os efeitos do catabolismo (degradação dos músculos) e estimula a recuperação do tecido muscular de forma mais eficiente, garantindo resultados ainda mais satisfatórios no aumento do volume dos músculos.

Em outras palavras, o whey protein concentrado tem a mesma finalidade que a alimentação. Porém, por ser um composto concentrado sua reposição proteica é mais eficaz e potencializada.

Benefícios do whey protein concentrado

  • Fornece aminoácidos essenciais
  • Melhora a síntese de proteínas
  • Acelera a recuperação muscular
  • Potencializam a hipertrofia
  • Aumenta o desempenho/rendimento físico
  • Reforça a imunidade
  • Garante suporte antioxidante
  • Controla a pressão

Diferenças entre whey protein concentrado, isolado e hidrolisado

A extração da proteína do soro do leite de vaca dá origem ao whey protein. Mas, o que diferencia uma versão da outra? A resposta é bem simples: a concentração de proteínas.

Enquanto o whey concentrado passa por um processo menos rigoroso de filtragem, que dá origem a um suplemento com cerca de 29% a 89% de proteínas, a versão isolada é submetida ao processo de microfiltração, que utiliza a técnica de troca iônica, deixando a proteína na sua versão mais pura. A concentração proteica do WPI pode chegar a até 98%, com muito pouco (ou zero) presença de carboidratos, gorduras e lactose.

No caso do whey hidrolisado, a proteína passa por uma etapa quase de “pré-digestão”, tornando-a rapidamente absorvível pelo organismo e acelerando ainda mais a recuperação muscular. O WPH também tem o nível de proteínas perto de 98% e sem presença de outros elementos.

Whey protein concentrado VS Isolado VS hidrolisado: QUAL ESCOLHER?

É normal o atleta ficar na dúvida entre qual suplemento escolher. No entanto, a verdade é que não existe um vencedor. Cada tipo de whey protein é indicado para atender a uma necessidade especifica do indivíduo.

Esportistas que possuem graus de alergia ou intolerância à lactose devem ingerir apenas as versões isoladas ou hidrolisadas, já que o WPC contém lactose. Quem segue uma dieta restritiva em carboidratos e gorduras também deve preferir o WPI ou WPH, por conterem basicamente proteína.

Os atletas de alta performance podem experimentar melhores resultados com as versões mais puras de whey protein, como a isolada e hidrolisada. No entanto, isso não quer dizer que o whey protein concentrado seja má escolha.

Muito pelo contrário, além do custo-benefício, já que em termos de preço o WPC é mais acessível, a proteína concentrada mantém a maioria das estruturas proteicas intactas, diferente dos outros dois, além de também oferecer boas quantidades de aminoácidos essenciais e antioxidantes.

Então, se você precisar comprar um whey protein concentrado, adquira sem medo. O suplemento te trará resultados tão bons quanto nas outras versões.

Tipos de whey protein concentrado

O Madrugão Suplementos abriga uma vitrine com vários tipos e marcas de whey protein concentrado, tanto nacionais quanto importadas. Você poderá encontrar seu whey na forma de proteína em pó ou barra, nos mais variados sabores. Aproveite as ofertas imperdíveis e encontre seu whey!

Qual o melhor whey protein concentrado?

No momento em que for escolher o seu WPC, certifique-se de adquirir de uma marca de qualidade e que contenha o selo de aprovação da Anvisa e, portanto, são seguras para consumo.

Também dê atenção especial ao grau de pureza do seu whey protein concentrado. Opte pelo concentrado com fórmula que apresente maior quantidade de proteínas, entre 80% a 89%. Dessa forma, você estará adquirindo um WPC de boa qualidade e que te proporcionará bons resultados.

Como tomar whey protein concentrado?

Para garantir uma absorção mais rápida do WPC, a recomendação é preparar o shake diluído em água, principalmente no pós-treino. Em outros momentos, em que a absorção pode ser mais lenta, está liberado tomar o whey com leite ou na preparação de alguns pratos, como bolos, omeletes e vitaminas.

O preparo do shake é simples: basta diluir o pó em 200 – 300ml de líquidos, atentando-se para não ultrapassar o limite de 300 ml e pôr em jogo a eficácia do suplemento.

Qual o melhor horário para tomar o suplemento?

Os melhores momentos para consumir WPC, WPI ou WPH, são:

Ao acordar: depois de muito tempo em jejum, pela manhã o corpo precisa de energia para seguir com suas funções. No caso dos músculos, uma dose de whey protein concentrado irá repor os estoques proteicos nos músculos para continuar com a síntese de proteínas ao longo da manhã.

Pré-treino: o papel do whey protein concentrado antes do treino é evitar os efeitos negativos do catabolismo que pode ocorrer ao longo do treino, caso acabe as reservas de energia. Para dar um “gás” no treino, alie o whey com uma boa fonte de carboidratos de rápida absorção.

Pós-treino: esse é o melhor momento para consumir seu whey protein concentrado, pois é a hora que o seu corpo mais precisa de nutrientes para abastecer suas células. Embora estudos mostrem que a janela de absorção pode permanecer até 24 horas após o treino, a recomendação é consumir o suplemento proteico imediatamente após o fim da atividade física, e no máximo 40 minutos depois. A ingestão do WPC no pós-treino fará os músculos entrarem em estado anabólico (ganho de massa) rapidamente.

Antes de dormir: para continuar com a síntese de proteínas e a recuperação mesmo durante o sono, alguns atletas tomam uma dose de whey protein concentrado antes de dormir. A ideia é que com um bom aporte proteico durante as horas de jejum evite um estado de catabolismo.

Quantidade diária de whey protein concentrado

Mesmo que você encontre por aí dicas para encontrar a dosagem de suplementos para você, o melhor é buscar por orientação do seu médico ou nutricionista ou consultar as recomendações do fabricante na embalagem.

Apenas um especialista poderá avaliar o seu perfil físico, plano alimentar e objetivos para encontrar as quantidades ideais do whey protein ou de qualquer outro suplemento alimentar, por mais natural que seja.

Para você ter uma noção, uma dosagem para um esportista de alta performance não será a mesma indicada para um atleta que está a poucos meses praticando musculação. As necessidades são diferentes e os objetivos também.

Em geral, a recomendação diária de proteína, com base na ciência, varia entre 0,8 a 2g de proteínas por cada quilo de peso corporal. Sendo que o valor encontrado deverá ser dividido entre 5 a 6 refeições por dia. Lembrando que o whey protein, em qualquer versão, não deve ser encarado como um substituto das proteínas na alimentação, ele é apenas um complemento. E, por isso, deve ser analisado como anda o plano alimentar e a ingestão proteica em geral do atleta para chegar a um valor ideal para suplementação.

Abaixo, veja uma tabela com as quantidades indicadas para cada perfil de treino.

  • Indivíduos sedentários – 0,8g de proteína
  • Pessoas que praticam atividades físicas até 3 vezes na semana (esporádicos) - 1g
  • Para treinos de resistência – 1 a 1,6g
  • Para atividades mistas – 1,4 a 1,7g
  • Para treinos de força/intensos – 1,6 a 2g

Os valores acima mencionados são indicados para cada quilo de peso corporal/dia.

*Essas orientações não substituem a consulta com um nutricionista.

Qual o preço do whey protein concentrado?

Na loja virtual Madrugão Suplementos você encontrará o whey protein concentrado e entre outros suplementos que auxiliarão no seu desenvolvimento muscular. O valor do WPC varia de acordo com a marca, peso do produto e o tipo do suplemento. Por isso recomendamos que você conheça nossa vitrine e encontre o whey protein concentrado ideal para você.

Depoimentos

Comprei o meu whey concentrado da marca Atlhetica na loja do Madrugão. O pedido chegou antes do prazo e o produto é muito saboroso e dura bastante. Só vou comprar aqui a partir de agora!!! - por Luiza de Santos

Faço musculação ha alguns anos e sempre comprei meu WPC em uma loja da minha cidade. Resultado: paguei muito mais caro por muito tempo. Até que um amigo me falou que comprava os seus suplementos no Madrugão Suplementos...entrei, curti e comprei! Já estou na minha 3° compra e estou gostando dos resultados. Uso da marca probiótica! - por Felipe de São Paulo

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