Whey Protein Isolado

Resultado de um processo de filtragem mais rigoroso, o whey protein isolado é uma excelente opção de suplemento para atletas de alta performance. Suas características fazem jus à fama: mais proteína e menos calorias vazias fazem o WPI um suplemento de alta absorção e eficácia.

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Whey Protein Isolado

No mundo da musculação e boa forma, os suplementos alimentares proteicos não são uma novidade – especialmente quando falamos sobre a proteína do soro. Enquanto uma dieta rica em vegetais, carnes, fibras e carboidratos de boa qualidade beneficiam o corpo, a suplementação com o whey protein acrescenta – e muito! – em termos de proteínas e nutrição para o desenvolvimento e construção muscular.

Essa associação acontece, pois o whey protein é um suplemento rico em proteínas de qualidade e aminoácidos essenciais que são bem aproveitados pelo corpo. Com a ingestão de nutrientes de alto valor biológico, de uma dieta equilibrada e de uma rotina de treinos alinhada com os objetivos do atleta, o ganho de massa magra será potencializado.

A suplementação com soro de leite é muito indicada por nutricionistas e nutrólogos, graças aos benefícios que oferece na composição corporal e ao organismo. Atualmente, o WP pode ser encontrado em três principais versões: na forma concentrada, isolada e hidrolisada. Para os entusiastas da academia, que seguem uma dieta baixa em gorduras e carboidratos de baixo valor nutricional e treinam pesado, o whey prontein isolado pode ser a melhor versão do suplemento para o caso.

O que é whey protein isolado? – Características

Antes dos benefícios, primeiro as noções básicas, assim você consegue entender o que está complementando na sua dieta e os reais efeitos da substância no seu corpo. Como você já deve saber, a maior parte das proteínas do soro vem do leite de vaca.

Elas são divididas em duas:

  • Caseína – representa cerca de 80% das proteínas do leite
  • Soro do leite – representa os 20% restantes.

Ambas são extraídas do leite durante o processo de fabricação dos queijos, a partir de processos de filtração. Na primeira etapa, os sólidos (caseína) são separados dos líquidos (soro do leite), através da coagulação da caseína - causada pela ajuda de uma enzima, conhecida como renina, e assim serem destinados para a produção de queijo.

O líquido que sobra, agora é submetido a vários novos processos industriais, normalmente de microfiltração e ultrafiltração, que resultarão em um suplemento com alta concentração de proteínas em três diferentes categorias: concentrado, isolado e hidrolisado.

Na produção do whey protein isolado, normalmente feito pelo processo de microfiltração, é utilizado um método chamado troca iônica, que deixa a proteína na sua forma mais pura. O índice de concentração proteica desse suplemento pode chegar a até 98%, enquanto sua composição é extremamente baixa em carboidratos, gorduras, lactose e calorias.

O whey isolado se destaca, portanto, por ser um suplemento que concentra em sua maior parte proteínas de alto valor biológico, rapidamente absorvidas pelo organismo e livre de compostos de baixo valor nutricional.

Por ser livre de lactose, o WPI é recomendado para atletas com alergias e intolerâncias à lactose ou que estão em dietas restritas em carboidratos e gorduras.

Para que serve o whey protein isolado? – Objetivo

As proteínas são como blocos de construção no nosso corpo. Elas são responsáveis por regular diversas funções no organismo, como estimular a produção de enzimas, hormônios, neurotransmissores, anticorpos e entre outros. Presentes na maior parte das células e tecidos, nos músculos ela não poderia ficar de fora, sendo uma das grandes encarregadas de reparar e construir a massa muscular.

Quando o corpo é submetido a exercícios de alta intensidade e força, as proteínas “rompem”. Para haver o crescimento dos músculos, é fundamental que essas proteínas quebradas sejam recuperadas o mais rápido possível, por isso o corpo passa a buscar novas fontes para criar novas proteínas. O whey protein isolado, neste caso, terá a função de oferecer grandes quantidades de proteína de valor ao organismo, para que ele possa se recuperar, enquanto ajuda a manter o tecido muscular já existente, evitando os efeitos negativos do catabolismo.

A fácil absorção do whey isolado fará com que ele seja absorvido no intestino e fique disponível na corrente sanguínea rapidamente, podendo seguir para o tecido muscular, onde entrará nas células e estimulará a síntese de novas proteínas.

No entanto, diferente dos outros macronutrientes (carboidratos e gorduras), as proteínas não são fontes armazenáveis e, por isso, suas reservas logo se esgotam, necessitando de reposição dos estoques proteicos diariamente. É exatamente por esse motivo, que o nutriente deve ser ingerido, seja por alimentos ou suplementos alimentares, em quantidades ideais todos os dias.

O que faz o whey protein isolado?

Depois de descobrir a importância das proteínas no tópico acima, é normal surgir a dúvida: mas por que o whey isolado e não apenas ingerir mais proteínas nas refeições? As pessoas, em geral, que levam uma vida normal e sem tantos esforços físicos, conseguem abastecer suas reservas proteicas apenas com a alimentação.

Porém, esportistas, das mais diferentes modalidades (musculação, corrida, natação, etc.), gastam muito mais energia e nutrientes do que o restante, necessitando de uma reposição mais garantida para evitar a deficiência proteica. Em outras palavras, o whey protein isolado possui as mesmas funções do que a alimentação, entretanto, é muito mais concentrado e eficaz na reposição proteica.

Fonte de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs) e estruturas proteicas completas, a proteína isolada melhora a saúde e a performance de atletas, recuperando o tecido muscular de forma mais eficiente e estimulando a síntese de proteínas.

Benefícios do whey protein isolado

Quando se trata de hipertrofia muscular, o whey protein é considerado o melhor aliado para chegar aos resultados com mais facilidade e em menos tempo quando comparado a uma dieta alimentar proteica. No entanto, nos últimos anos, o whey tradicional (concentrado) vem cedendo cada vez mais espaço para a categoria vizinha, o whey protein isolado. O motivo são benefícios ainda mais vantajosos e potencializados do que a versão anterior promovia. Confira abaixo os principais efeitos benéficos do WPI para atletas.

  1. WPI fornece todos os aminoácidos essenciais

Para sintetizar (ou construir) novas proteínas, as células do corpo precisam “resgatar” da corrente sanguínea os aminoácidos, que são moléculas menores simples e que, juntas, constituem uma proteína. Esses aminoácidos, divididos em não essenciais (o corpo é capaz de produzir estes) e essenciais (o corpo não produz), são obtidos através da dieta, por via da alimentação ou de suplementos. A vantagem de optar pelo WPI é o fato desse suplemento possuir TODOS os aminoácidos que o seu corpo precisa, estimulando a síntese de proteínas e o estado anabólico - estado em que o corpo reconstrói o tecido muscular. Deixar de obter essas moléculas pode resultar em perda muscular (o corpo passará a “quebrar” a proteína dos músculos para obter energia) e problemas com a recuperação.

  1. Tem baixo teor de gorduras e carboidratos

Enquanto muitos suplementos são compostos em sua maior parte por gorduras e carboidratos, o whey protein isolado possui quantidades insignificantes (ou zero) de elementos de baixo valor nutricional. Um suplemento proteico puro, como o WPI, fornecerá toda a proteína que o atleta precisa, sem acrescentar calorias que possa atrasar os resultados.

  1. Níveis baixos de lactose

Graças ao processo de microfiltração, a lactose do soro do leite também é quase que totalmente removida, restando menos do que um percentual de 1%. Por esse número ser tão pequeno, a maioria dos atletas com sensibilidade ou intolerância à lactose podem consumir o whey protein isolado. Mas, mesmo assim, a consulta com um médico é sempre recomendada nesses casos.

  1. Digestão mais rápida

Com um grau de pureza que varia entre 90% a 98% de proteínas, o suplemento é facilmente digerido e absorvido pelo organismo, chegando aos tecidos musculares com mais rapidez e acelerando o processo de recuperação e desenvolvimento dos músculos.

  1. Evita o estado catabólico

Quando o corpo não possui quantidades suficientes de proteínas e carboidratos, o organismo entra em um estado catabólico, onde o músculo passa a ser degradado (catabolizado) para obter-se energia, o que acaba impedindo a hipertrofia muscular.

  1. Melhora a composição corporal

Nem todo mundo está em busca de bíceps mais definidos e músculos volumosos. Alguns frequentadores da academia ou que praticam outras atividades físicas podem estar em busca de um corpo saudável e livre de gordura corporal. A boa notícia é que o whey protein isolado pode ajudar. De acordo com estudos recentes, a suplementação com o WPI preserva a massa muscular existente enquanto auxilia a aumentar a perda de gordura durante os períodos de emagrecimento. Isso porque a proteína é uma molécula grande e complexa, necessitando de uma grande quantidade de energia para ser “quebrada” e, por fim, absorvida pelo organismo.

  1. Facilita a construção muscular

Uma proteína que contenha todos os 9 aminoácidos essenciais – como é o caso do whey protein isolado - é chamada de proteína completa. Os BCAAs, ou aminoácidos de cadeia ramificada, são compostos pela valina, leucina e isoleucina, fazem o trabalho mais pesado de recuperação dos tecidos no pós-treino, pois estimulam a síntese proteica até mesmo em atletas em um nível mais avançado, aumentando o desempenho, vigor e força, além de aumentar o tamanho muscular. Os outros aminoácidos presentes no isolado de proteína, como a cisteína, metionina, triptofano, lisina e os aminoácidos não essenciais – ácidos glutâmico e aspártico – também favorecem a manutenção do tecido muscular.

  1. Reforça a imunidade

A musculação e outros exercícios de alta intensidade exigem um bom condicionamento físico e, ainda assim, podem causar o esgotamento de substâncias importantes que regulam o sistema imunitário, como é o caso da glutationa (GSH), propiciando o aparecimento de problemas gástricos e nervosos, principalmente. A suplementação com o whey protein isolado reestabelece os níveis desse composto, melhorando a imunidade do organismo. Além disso, a proteína do soro do leite também é rica em bioativos como a beta-lactoglobulina, a alfa-lactalbumina e entre outras, que reforçam o sistema de defesa do corpo.

  1. Garante suporte antioxidante

A cada instante do seu dia, as suas células estão gerando partículas chamadas de radicais livres, que em níveis normais, não são prejudiciais à saúde. Além dos processos metabólicos que inclui a queima de oxigênio, essas moléculas também podem surgir por meio de fatores externos, como a poluição, radiação ultravioleta, álcool, estresse e também os movimentos de contração muscular. Em excesso, os radicais livres podem causar o envelhecimento precoce e aumentar o risco para o desenvolvimento de doenças autoimunes, doenças cardíacas, tumores e entre outras. A boa notícia é que o WPI combate esses radicais livres, graças ao seu alto suporte antioxidante.

  1. WPI pode ser usado em dietas de emagrecimento

Consumir whey protein isolado na forma de shake ou barra é uma excelente forma de manter a fome controlada durante a dieta, já que mantém a saciedade por mais tempo. Por ser proteína pura, o WPI não acrescenta calorias vazias na dieta e, portanto, não engorda.

Tipos de whey protein isolado

Suplemento que não pode ficar de fora da rotina dos esportistas, o whey protein isolado pode ser encontrado em diversas versões de diferentes marcas nacionais e importadas.

Na loja do Madrugão Suplementos, garantimos suplementos de primeira linha, com a mais alta qualidade e segurança para nossos atletas alcançarem seus resultados rapidamente.

Entre os diversos tipos de WPI, destacam-se a linha ISO Pro Whey da marca Probiótica, com 100% de proteína isolada, com zero presença de carboidratos e gorduras e enriquecida com vitaminas e minerais.

O Isolate Definition (900g) da Body Action se destaca pelo custo e benefício de um whey isolado de preço acessível e qualidade.

A linha Gold Standard 100% Whey Protein Isolates da Optimum Nutrition, é o carro chefe da loja. Uma das maiores marcas vendidas pelo mundo para os atletas de alta performance, essa versão oferece 24g da mais pura proteína por dose.

Além desses, ainda há muitas outras marcas e tipos do suplemento que você pode conferir na vitrine da loja virtual.

Qual o melhor whey protein isolado?

Se o objetivo do atleta for ganhar massa e alcançar cada vez mais a hipertrofia muscular, o melhor whey protein isolado serão os que contam com fórmula pura, 100% proteica e livre de elementos como carboidratos, gorduras e lactose.

Na loja do Madrugão Suplementos, você poderá navegar em uma vitrine repleta de suplementos com a garantia de qualidade e segurança para consumo.

Diferenças Whey Concentrado VS. Whey Isolado

Não é difícil escutar dentro da academia o embate Whey Concentrado VS. Whey Isolado. Cada atleta tem a sua preferência e a verdade é que não há um vencedor, já que a escolha da melhor categoria de whey depende dos objetivos, dieta e necessidades nutricionais de cada indivíduo.

O whey protein isolado é um suplemento com maior teor de proteínas e menos (ou quase nada) de gorduras, carboidratos e lactose. No entanto, é uma versão com valor maior, devido ao processo de fabricação a mais que é submetido. Para os esportistas que querem melhorar a composição corporal, praticam exercícios de alta intensidade ou sofrem de intolerâncias à lactose, o WPI é sem dúvidas a melhor escolha.

Com menos concentração de proteínas na fórmula (entre 29% a 89%) e com o restante dividido entre carboidratos, gorduras e lactose, o whey protein concentrado, por ser um suplemento mais acessível em termos de preço - por passar por menos etapas de fabricação, acaba sendo a escolha da maioria dos atletas. Mesmo que não conte com uma fórmula pura, isso não quer dizer que o WPC não é boa escolha. Na verdade, o WPC mantém grande parte de suas ligações peptídicas, ainda é rico em BCAAs e glutamina, além das proteínas. A dica para escolher um bom concentrado é apostar nas fórmulas com pureza entre 80% a 89%.

Como tomar whey protein isolado?

Para os momentos em que o suplemento precise ser absorvido rapidamente, normalmente no pré e pós-treino, a recomendação ideal é preparar o shake com água, ao invés de leite, para que as proteínas possam ser digeridas imediatamente. Na hora do preparo, é importante se atentar na quantidade de liquido usado para diluir o pó. Não ultrapasse o limite de 300ml, para não comprometer a eficácia do suplemento.

Em outros momentos, onde a absorção pode ser mais lenta, o isolado de whey pode ser consumido de outras formas, com leite ou na preparação de pratos como omeletes, vitaminas e bolos.

Quando tomar whey protein isolado?

Ao acordar

Quando dormimos, nosso corpo continua trabalhando e utilizando todas as nossas reservas proteicas, inclusive para a recuperação muscular. Portanto, oferecer ao organismo uma boa dose de proteínas logo pela manhã é uma forma de evitar o catabolismo ao longo do dia por falta de nutrientes e ainda aumentar a disposição para o dia que vem pela frente.

Antes do treino

Durante a atividade física, o corpo utiliza o glicogênio para gerar energia e, quando ele se esgota, as células passam a buscar por proteínas – sua segunda opção, e quando não encontra, recorre aos músculos, degradando-os (estado catabólico). Consumir um shake de whey isolado no pré-treino vai garantir que seu corpo tenha os nutrientes necessários para evitar os efeitos do catabolismo.

Depois do treino

A principal função do whey protein isolado é fornecer doses perfeitas de proteína e o melhor horário para isso é no pós-treino, quando o corpo mais precisa repor esse macronutriente. A indicação é ingerir o suplemento imediatamente após a atividade física ou, no máximo, 1 hora depois do fim do treino.

Antes de dormir

O melhor momento para consumir WPI diluído em leite é antes de dormir. Dessa forma, você evita que o corpo entre em catabolismo nos períodos de jejum por falta de nutrientes e, com a ajuda do leite, garante a absorção de proteínas de forma mais lenta nesse período.

Quantidade diária de whey protein isolado

As dosagens de whey protein isolado variam de pessoa para pessoa, já que as necessidades nutricionais de um atleta de alta performance são completamente diferentes de um atleta amador. Para verificar qual a quantia diária do suplemento para o seu perfil, recomendamos a consulta com um especialista em nutrição.

Em geral, segundo a ciência, a recomendação diária de proteína varia entre 0,8 a 2g de proteína por cada quilo de peso. Para você ter uma base, as quantidades respectivas a cada perfil de treino deve ser:

  • Indivíduos sedentários – 0,8g de proteína
  • Pessoas que praticam atividades físicas até 3 vezes na semana (esporádicos) - 1g
  • Para treinos de resistência – 1 a 1,6g
  • Para atividades mistas – 1,4 a 1,7g
  • Para treinos de força/intensos – 1,6 a 2g

Quem pode tomar o whey protein isolado?

O WPI é um suplemento recomendado para todas as idades, incluindo não atletas, por ser uma ótima fonte de proteínas de alto valor biológico. Atletas em geral, mesmo com intolerância à lactose, podem consumir a versão isolada do suplemento sem problemas.

Apenas grávidas e mães que amamentam não devem fazer uso do WPI sem orientação médica.

Qual o preço do whey protein isolado?

Os valores do whey protein isolado variam de acordo com a marca e o tipo do suplemento. Porém, aqui na loja do Madrugão Suplementos, você poderá encontrar opções para todos os objetivos, necessidades e bolsos. Além do pagamento via boleto bancário, você também poderá pagar por cartão de débito e parcelar suas compras no cartão de crédito. Aproveite!

Depoimentos

O que eu mais gosto do Madrugão é a entrega super rápida e o preço justo. Compro a proteína isolada a anos aqui e não troco por nenhuma outra loja!!! - por Luciana de São Caetano do Sul

Ótimo produto, uso como pós-treino todos os dias a uns 5 meses e estou tendo muitos resultados no ganho de massa. Tbm já usei o concentrado, mas depois que conheci os beneficios do whey isolado, achei que valeu mais a pena. Indico o whey isolado e o Madrugão como loja. - por Luís Felipe de Salvador

Isolada
Menor Preço: R$9.99
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