Cromo

13 Produto(s)

Direção Descendente

produtos da categoria

13 Produto(s)

Direção Descendente

Cromo

O cromo é um mineral-traço essencial que participa ativamente do metabolismo de carboidratos, e também em menor grau do metabolismo proteico e lipídico.

Em relação ao metabolismo de carboidratos participa especificamente no estímulo da captação de glicose pelas células de tecidos-alvo. Propõe-se que o cromo aumente a fluidez da membrana celular, facilitando a ligação da insulina com seu receptor. Mais recentemente, esse foi considerado como um fator colaborador do aumento da sensibilidade de receptores insulínicos na membrana plasmática.

Além da ação principal sobre o metabolismo de carboidratos, esse mineral também participa no metabolismo proteico estimulando a captação de aminoácidos pelas células, visto que está diretamente ligado à atividade insulínica.

Há, ainda, algumas evidências sobre a função do cromo no metabolismo das gorduras. Estas estariam relacionadas com o aumento das concentrações de lipoproteínas de alta densidade (HDL) e a redução do colesterol total e de lipoproteínas de baixa densidade (LDL, VLDL), por meio do aumento da atividade da enzima envolvida nesses processos em indivíduos com dislipidemias.

Em relação à sua aplicação clínica, determinado estudo verificou que em indivíduos com diabetes tipo 2 que utilizavam sulfoniluréia a suplementação de picolinato de cromo melhorou significativamente a sensibilidade à insulina e o controle glicêmico. E reduziu significativamente o ganho de peso corporal e o acúmulo de gordura visceral, comparado com o grupo placebo.

Para aumentar a captação de glicose pela célula muscular durante a atividade física, o cromo é mobilizado de seus estoques orgânicos, sendo sua secreção muito mais acentuada em presença de insulina.

A ingestão de alimentos aumenta a concentração de glicose sanguínea que estimula a secreção de insulina que, por sua vez, provoca maior liberação de cromo. O cromo em excesso no sangue não pode ser reabsorvido pelos rins, sendo, consequentemente, excretado na urina. Por isso, é comum observar concentração aumentada de cromo na urina após grande ingestão de carboidratos, principalmente na forma de açúcares.

Tanto exercícios aeróbicos quanto o treinamento de força aumentam a absorção de cromo intestinal, mas a perda urinária ainda é maior, resultando em balanço negativo de cromo, depleção e redistribuição dos estoques corporais deste mineral no pós-exercício. Isso faz com que atletas possam apresentar deficiência de cromo com mais facilidade que indivíduos sedentários ou moderadamente ativos.

A sugestão de cromo como suplemento alimentar para praticantes de atividade física não decorre apenas da preocupação com a deficiência orgânica, mas principalmente por viabilizar o anabolismo através do aumento da sensibilidade à insulina, que estimula a captação de aminoácidos e, consequentemente, a síntese proteica. Isso promove o ganho de massa muscular. Além do possível efeito lipolítico causado pelo cromo. 

Cromo
Menor Preço: R$29.90

Newsletter

Contato

São Paulo(11) 4063-5511

Rio de janeiro (21) 4063-7575

Belo horizonte (31) 4063-9533

brasilia (61) 4063-8266

salvador(71) 4062-9296

curitiba (41) 4063-5511