Whey protein vegano

A suplementação com proteínas de alto valor biológico também é essencial para atletas que não consomem proteína animal. Na Madrugão Suplementos, o vegetariano encontra inúmeras alternativas de proteína vegetal para complementar sua alimentação e elevar seus resultados na hipertrofia.

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Whey protein vegano

Quem nunca se perguntou se a proteína vegetal possui a mesma eficácia que a proteína do soro do leite? Para tirar essa dúvida de uma vez por todas, confira os próximos tópicos para saber mais sobre o whey vegano.

O veganismo, há muito tempo, deixou de ser apenas dieta para se tornar um estilo de vida. Os adeptos excluem completamente o consumo de carne propriamente dita e de qualquer outro alimento derivado dos animais, como ovos e leite.

Houve um período em que muitas pessoas acreditavam que era impossível conseguir bons resultados na academia sendo vegetariano, pois além de deixarem de consumir proteína animal, não existia um suplemento que não levasse proteínas provindas de leite, ovos ou carne bovina.

Mas, agora a história é outra: com o crescimento da procura pelo público adepto à Plant-Based Diet é possível contar com diversos novos suplementos de origem vegetal e alternativas para o tradicional whey protein (proteína do soro do leite), que darão um “gás” extra nos treinos para que o atleta conquiste um corpo em forma, saudável e atinja seus objetivos na construção muscular.

Hoje, o whey vegano é a maneira mais eficiente de alcançar os valores diários de proteínas (como complemento da alimentação), além de serem uma opção prática para consumo. Obtenha mais informações sobre ele, para que serve, benefícios e muito mais nos próximos tópicos. Boa leitura!

O QUE É WHEY PROTEIN VEGANO?

O whey vegano é um suplemento à base de proteínas vegetais (veggie protein). As proteínas de origem vegetal são encontradas em diversos alimentos e em abundância nas leguminosas, como feijões, ervilhas, lentilha, grão-de-bico e entre outras. Elas também podem ser encontradas nos cereais (arroz), nas oleaginosas (amêndoas, nozes e castanhas) e em vários vegetais.

Para a fabricação dos suplementos proteicos, podem ser utilizados diversas bases, mas as mais comuns são as proteínas da ervilha, soja e arroz. O whey vegano pode conter apenas as proteínas de uma só fonte ou pode ser encontrado em forma de blend, a mistura de dois ou mais tipos de fontes proteicas.

A fórmula final é conquistada por meio de diversos processos industriais com tecnologia de primeira, que isolam as moléculas de proteína de cada grão. O resultado é um suplemento em pó, com alta concentração de proteínas, aminoácidos essenciais que o corpo necessita, sem colesterol e com baixo teor de gorduras. Algumas composições ainda levam adição de vitaminas, como a B12, tornando-o um suplemento ainda mais completo para o atleta vegano.

PARA QUE SERVE O WHEY PROTEIN VEGANO?

As proteínas são macronutrientes responsáveis por exercer inúmeras funções no corpo humano. Elas atuam como enzimas, hormônios, anticorpos, transporte de oxigênio, coagulação, contração muscular e entre outros papéis. O macronutriente também está presente em vários tecidos, incluindo o tecido muscular.

Nos músculos, as proteínas são como blocos de construção: juntas e associadas a outras moléculas, elas formam as fibras musculares. Quando os músculos são submetidos a um estresse, normalmente causado por treinos intensos (devido as sobrecargas metabólicas e tensionais), o tecido muscular sofre microlesões. São as proteínas ingeridas por meio da alimentação – e da suplementação -, que irão restaurar esse tecido, através da síntese proteica e da recuperação muscular. Será esse dano, quando reparado, que dará origem a um músculo maior e mais forte.

Pelas proteínas serem as principais responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento muscular, os suplementos proteicos entram em ação quando as proteínas obtidas via alimentação não serão suficientes para suprir as demandas energéticas de um indivíduo (geralmente o que treina pesado).

Na verdade, eles exercem a mesma função que a comida, porém de uma maneira muito mais efetiva e rápida. Como a alimentação, o whey age de forma natural no organismo, mas com o “plus” de ser mais concentrado e, consequentemente, melhor aproveitado pelo corpo.

Vale ainda lembrar que, mesmo que as fontes proteicas (arroz, feijão, soja, ervilhas) consumidas pela alimentação forneçam boas quantias de proteínas, elas não têm quantidades consideráveis para suprir as necessidades diárias de quem treina. E, mesmo que seja possível conquistar alguns ganhos musculares apenas com a alimentação, o processo será mais longo e trabalhoso.

Evidências científicas, como um estudo ministrado pelo Babault et al e publicado em 2015 pelo Journal of the International Society of Sports Nutrition, mostraram que existe um aumento significativo da espessura muscular tanto com a ingestão da proteína do soro do leite quanto com a proteína vegetal. Portanto, o whey vegano pode ser usado para a mesma finalidade que o whey protein tradicional (ganhar massa muscular), uma vez que os resultados serão tão benéficos quanto.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO WHEY VEGANO?

Em geral, podemos destacar as seguintes vantagens dos suplementos proteicos vegetais:

  1. Potencializa o trabalho de anabolismo muscular, faz a manutenção do tecido danificado e age no crescimento dos músculos.
  2. Apresentam um perfil excelente de aminoácidos essenciais de cadeia ramificada (BCAAs).
  3. Contém pouco carboidrato, portanto é um alimento de baixo índice glicêmico, é livre de colesterol e não possui lactose.
  4. Melhora o desempenho físico do atleta durante os exercícios físicos e aumenta o seu rendimento.
  5. Acelera a recuperação muscular entre um treino e outro, permitindo intervalos menores entre eles (importante para atletas de alta performance).
  6. É facilmente digerido e absorvido pelo organismo, ficando rapidamente disponível para os músculos.
  7. Possui ação antioxidante, reforçando o sistema imunológico e neutralizando toxinas e os radicais livres.
  8. Ajuda na síntese de oxido nítrico, melhorando a vascularização.
  9. Diminui a sensação de cansaço e dores musculares comuns em muitos esportistas após o treino.
  10. Pode ser usado em dietas de emagrecimento (estimula a queima de gorduras), para quem precisa complementar a dieta ou que não tem tempo para se alimentar adequadamente em todas as refeições.

Benefícios do whey protein para veganos:

O principal benefício do whey vegano para quem segue uma dieta sem alimentos de origem animal, é a certeza de que estará consumindo um suplemento proteico de qualidade, com alta concentração de proteínas, e que te proporcionará as mesmas vantagens que a proteína do soro do leite (whey protein) e outros suplementos que levam proteína animal proporcionam.

Mesmo que a quantidade de proteínas disponível em um alimento de origem animal (ovos, por exemplo) seja superior a encontrada em um alimento vegetal (ervilha, por exemplo), é fundamental entender que os processos que as proteínas vegetais são submetidas isolam o máximo de proteínas de cada grão para trazer o mesmo valor nutricional que outros suplementos. Algumas fabricantes, ainda, fazem o mix – ou blend – proteico, misturando mais de uma fonte de proteína vegetal, para aumentar o seu valor nutricional.

Benefícios da proteína vegetal para intolerantes à lactose ou APLV:

Muitos acreditam que esses suplementos são indicados exclusivamente para pessoas que levam um estilo de vida vegano. No entanto, outro grupo de indivíduos podem se beneficiar do consumo do whey vegano: os intolerantes à lactose e os alérgicos à proteína do leite.

Embora o WPI (whey protein isolado) e o WPH (whey protein hidrolisado) passem por processos minuciosos de filtração, no intuito de obter uma proteína pura, mais concentrada e sem presença de carboidratos, gorduras e lactose, para ser usado por atletas que treinam pesado e por pessoas que não conseguem digerir a lactose, esses suplementos ainda podem conter resquícios de lactose, que podem afetar – ou não – o intolerante ou APLV, dependendo do seu grau de sensibilidade. 

Por essa razão, as proteínas vegetais se tornam uma alternativa viável, livre de riscos, que oferecerão as mesmas propriedades que o whey protein, aumentando o aporte proteico na dieta e promovendo o ganho de massa muscular.

QUAIS OS TIPOS DE WHEY PROTEIN VEGANO?

Com o aumento da procura por mais suplementos de proteína vegetal, a variedade de produtos também é grande. As marcas – nacionais e importadas – estão cada vez mais buscando trazer novas bases de proteína vegetal e blends incríveis, que possam maximizar os resultados na academia.

É possível escolher entre diversas alternativas no Madrugão Suplementos, mas as versões a partir da soja, ervilha e o arroz são as mais comuns. Confira abaixo um pouco sobre cada uma delas.

Proteína isolada de soja (Soy Protein)

A opção mais utilizada pelos vegetarianos e veganos é o Soy Protein, ou proteína isolada de soja. Dentre as proteínas vegetais, a soja é a que possui mais valor biológico (melhor aproveitamento pelo corpo), portanto, ela se tornou a base da dieta vegana para a hipertrofia.

Atualmente existem três tipos diferentes da Soy Protein: a proteína de soja isolada, proteína de soja concentrada e a proteína de soja texturizada. O que as difere é a concentração proteica e a velocidade com que são absorvidas. A versão isolada é a opção mais pura entre as categorias, garantindo 90% de proteínas e livre de carboidratos e gorduras.

Além de potencializar o ganho de massa muscular, a proteína isolada da soja contém isoflavona, da família dos polifenóis, que neutraliza e combate os radicais livres.

Proteína isolada da ervilha (Pea Protein)

A Pea Protein, ou proteína isolada da ervilha, vem ganhando destaque ano após ano com o aumento das pesquisas que revelam os seus benefícios. O suplemento que usa a ervilha como base contém quantidades significativas de aminoácidos, principalmente BCAAs, que ajudam na recuperação e construção muscular.

Proteína isolada do arroz (Rice Protein)

Na sua forma in natura, a proteína do arroz é a que possui menor quantidade de aminoácidos por porção, quando comparadas a outras fontes proteicas vegetais. No entanto, depois de ser submetida aos processos industriais que isolam as proteínas dos grãos, resultando no Rice Protein ou proteína isolada do arroz, o suplemento passa a apresentar uma quantidade superior de aminoácidos essenciais.

QUAL O MELHOR SUPLEMENTO DE PROTEÍNA VEGETAL?

A soja é uma das fontes mais ricas de proteína vegetal. Na sua forma natural, há 37g de proteínas por cada 100g do alimento, além de possuir baixo nível de gorduras. Como suplemento alimentar, a proteína isolada da soja também acaba sendo um dos produtos com maior fornecimento proteico, sendo um dos suplementos mais usados pelos praticantes de atividade física veganos.

Algumas fórmulas ainda contam com o mix proteico, combinando diferentes fontes de proteína vegetal em um único suplemento, elevando o seu valor biológico. O Veg Protein, da Probiótica, contém uma formulação exclusiva, com proteínas vegetais do arroz e da ervilha, além de contar com vitamina B12 e fibras prebióticas, aumentando o seu valor nutricional.

Outro exemplo é a Veggie Protein, da Essential Nutrition, que combina a proteína isolada da ervilha amarela e da batata, apresentando um excelente perfil de digestibilidade, importante para quem necessita de um suplemento rapidamente digerido e absorvido para consumir no pós-treino.

QUAIS SÃO OS SABORES DISPONÍVEIS?

Já se foi o tempo que os alimentos ou suplementos alimentares destinados ao público vegano não tinham sabor. Com o aumento da procura, as marcas famosas se deram conta de que precisavam criar fórmulas inteligentes, com grande aporte nutricional e com sabor agradável.

Então, se além da eficácia, você também preza por uma experiência agradável ao paladar, confira a seguir quais são os sabores disponíveis de whey vegano na Madrugão Suplementos.

  • CHOCOLATE
  • BAUNILHA
  • BANANA COM CANELA
  • CACAO
  • VANILLA

COMO TOMAR WHEY PROTEIN VEGANO?

O whey vegano pode ser consumido de diversas formas. No entanto, a quantidade de líquido usando para diluir o pó e a forma de consumo influenciam diretamente na eficácia do suplemento. A quantia recomendada para a diluição é de 200ml, ou no máximo 300ml de líquido. Em relação ao líquido, o ideal é usar água, para não atrapalhar na absorção das proteínas, principalmente em períodos que a reposição proteica precisa ser rápida (pós-treino).

Mas, o atleta vegano também pode ingerir o seu suplemento proteico em receitas, como bolos e biscoitos proteicos, em horários que a digestão pode ser mais lenta.

Em relação à quantidade, a ciência ainda não é taxativa quanto a doses ideais. Na verdade, cada indivíduo possui uma necessidade nutricional diferente, baseado no seu perfil físico, rotina de exercícios, sexo e dieta. A melhor maneira de descobrir a dose necessária para suprir suas demandas energéticas é passando por uma avaliação com um nutricionista ou outro profissional da nutrição.

QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA CONSUMIR WHEY?

Os suplementos proteicos, diferente do que muitos pensam, podem ser consumidos em outros horários, além do período pós-treino.

De manhã (ao acordar): Esse é um bom momento para tomar seu shake de whey vegano, levando em conta que o corpo passou por diversas horas em jejum. A suplementação pela manhã ajuda a recompor a energia e reabastece o estoque de proteínas nos músculos.

Pré-treino: Durante a prática de musculação, o corpo pode entrar em estado catabólico (degradação muscular) por conta do cortisol liberado durante os treinos intensos. Tomar uma dose de whey antes de sair para treinar (entre 1h à 30min antes) evita que o corpo use o próprio músculo para gerar energia. Alie ao seu shake um carboidrato de absorção rápida, para manter seus níveis de glicogênio altos.

Pós-treino: O melhor horário para consumir o whey é, sem dúvidas, depois dos treinos. É nesse momento que o corpo se encontra com a “janela de oportunidades” aberta, quando o corpo está mais necessitando de energia e aproveita melhor as proteínas, acelerando a recuperação muscular e, consequentemente, o ganho de massa magra.

Antes de dormir: Tomar whey antes de ir para a cama evita que os músculos fiquem “desprotegidos” ao longo da noite, garantindo suporte proteico nessas horas de jejum, além de criar um ambiente anabólico perfeito (é durante o sono que são liberados hormônios do crescimento (GH) que também estimulam a hipertrofia).

WHEY PROTEIN VEGANO É BOM? DEPOIMENTOS DE USO

Dúvidas se o whey vegano é tudo o que foi dito nos tópicos anteriores? Então nada melhor do que conferir com seus próprios olhos os relatos de outros clientes (veganos e vegetarianos), que consomem os suplementos à base de proteína vegetal.

“Troquei o WPC pelo Veggie Protein quando deixei de ser ovolactovegetariana e passei a ser vegetariana restrita. Os meus resultados não mudaram em nada e eu continuo com a mesmo desempenho de antes. Tenho um parceiro de treino intolerante à lactose que também toma o mesmo suplemento que eu e diz o mesmo! Recomendo de olhos fechados para quem ainda duvida!” – por Milena

“Adoro comprar TODOS os meus suplementos veganos na Madrugão Suplementos. Quando tenho alguma dúvida, a equipe é super atenciosa e sempre chega direitinho dentro do prazo. Hj em dia estou tomando o da essential e amando.” – por Nicole

“Sou vegano desde 2017 e quando comecei a treinar e percebi que todo mundo da academia tomava suplementos, comecei a procurar no google por uma opção que não usasse leite e nem ovos. Achei no madrugão vários produtos e comprei o meu para começar a testar. Gostei bastante e sigo usando desde então, nunca tive nenhum resultado diferente ou inferior aos outros caras da academia.” – por Matheus

“Saboroso e econômico, chegou antes do prazo....” – por Reginaldo

QUAL O PREÇO DO WHEY PROTEIN VEGANO?

Os preços dos suplementos veganos variam conforme a marca, peso e o tipo (da soja, ervilha, blend, etc.) e, por isso, te convidamos para conferir o catálogo da Madrugão Suplementos para escolher o whey ideal para você e que caiba no seu bolso.

Na loja, você encontrará diversas opções, mas todas com a garantia da mais alta qualidade e eficácia comprovada. Se você nunca comprou no Madrugão, experimente realizar suas compras hoje e parcele seus suplementos em até 6x. Enviamos para todo o Brasil!

Vegano
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